MAIO ROXO

Campanha reforça a importância de conscientizar sobre doença de Crohn

Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal é lembrado no dia 19 de maio

A doença de Crohn é uma inflamação séria no trato gastrointestinal com predominância no intestino delgado e grosso. Mais frequente entre os 30 e 40 anos de idade, esse quadro pode ser desencadeado em qualquer idade. Segundo a Dra. Arcangela Valle, diretora médica da UCB Biopharma, os primeiros e principais sintomas são diarreia, cólica abdominal e febre, ou seja, indícios que podem surgir por diversos motivos e que dificilmente o indivíduo pensa e identifica como uma possível complicação gastrointestinal.

“Esse tipo de inflamação não progride da mesma maneira em todos os casos. Isto é, cada paciente tem um perfil, podendo ser inseridos em três classificações básicas da doença: leve a moderada, moderada a grave e grave fulminante”, diz a Dra. Arcangela Valle.

Problemas em outras regiões do corpo

Segundo a especialista, o Crohn pode causar também problemas como artrite (observado em 30% dos pacientes), ftas, inflamação na região dos olhos, vermelhidão nas pernas, entre outros. Devido a isso, é fundamental que o paciente informe todas as mudanças no organismo para um melhor diagnóstico.

Uma vez identificada a doença, o tratamento é feito de acordo com a classificação, reduzindo a inflamação e controlando os sintomas, mas não tem o poder de cura. Entre as terapias utilizadas estão os medicamentos biológicos, que vem mudando o rumo do tratamento de Crohn, pois proporcionam ao paciente melhores condições para uma vida mais normal possível.

Conscientização

Lembrado no dia 19 de maio, o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal terá ações apoiadas pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), pela Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMDII) e pelo Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB).

Dentre a programação, estão palestras, caminhadas e iluminação de monumentos em roxo por todo o Brasil. Confira a programação completa do MAIO ROXO em http://abcd.org.br/maioroxo/.  (Diário do Nordeste)