RINITE ALÉRGICA

Cura para rinite alérgica? Médico pesquisador apresenta solução após 10 anos de estudo no Brasil

Pesquisa que reduz 80%dos sintomas da rinite alérgica está publicada em revista “International Archives of Otorhinolaryngology” distribuída no Brasil e exterior.

O médico pesquisador da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), Edmir Américo Lourenço, publicou esta semana o resultado de 10 anos de estudo sobre uma vacina contra a rinite alérgica na edição inglês da revista “International Archives of Otorhinolaryngology” distribuída no Brasil e exterior.

Cerca de 80% dos pacientes testados com a vacina os sintomas desapareceram. "O paciente não deixa de ser alérgico, mas as melhorias clínicas é que são importantes, porque o indivíduo que não tem sintomas é como se ele estivesse curado", afirma o pesquisador ao G1.

O estudo foi realizado com 281 pacientes com mais de 3 anos de idade.

Tratamento pode custar até R$ 1,5 mil em 14 meses

A primeira fase da pesquisa traz testes na pele para identificar quais as causas da alergia. De acordo com o resultado apresentado, é produzida uma vacina específica para o paciente em laboratório especializado. O tratamento consiste na aplicação de 30 doses durante 14 meses.

Atualmente, o tratamento está disponível somente em clínicas particulares na região de Sorocaba e Jundiaí, em São Paulo, e os custos chegam a R$ 1,5 mil. "O indivíduo alérgico pode ter uma melhora clínica no seu dia a dia, melhora da qualidade de vida, melhora da qualidade do sono, da capacidade de trabalho, do seu humor", completa Edmir. (Diário do Noreste)