MANIFESTAÇÃO POPULAR

Moradores de Lima Campos fazem manifestação contra retirada de água no açude

Honório Barbosa
Manifestação na parede do Açude Lima Campos impediu a retirada de água

A perda de volume de água do Açude Lima Campos, no município de Icó, na região Centro-Sul do Ceará, fez com que moradores do distrito realizassem um protesto nesta sexta-feira, 29, colocando fogo em pneus na parede do reservatório e impedindo a entrada de caminhões

Diariamente, cerca de 170 caminhões retiram água do reservatório para abastecer famílias em municípios do vizinho Estado da Paraíba. Essa operação de transferência ocorre desde o ano passado.

O açude Lima Campos abastece a vila de mesmo nome, localidades rurais e a cidade de Icó, a segunda maior da região. "Não estamos querendo negar água aos nossos irmãos, mas o açude está secando e nada é feito pelas autoridades”, disse o radialista, Deusimar Oliveira. Há suspeita de desperdício e de venda de água pelos pipeiros.

O reservatório é administrado pelo Dnocs. Os moradores reivindicam a transferência de água do Açude Orós para o Lima Campos por meio do túnel entre os dois reservatórios. Até agora, nem o governo do Estado e nem o Dnocs sinalizaram com a medida.

As prefeituras de Orós e de Icó alegam falta de condições técnicas e financeiras para a operação de transferência, bombeamento da água. (Diário do Nordeste)