ESTATAL

Aprovado plano de reestruturação da Petrobras

Luiz Nelson Guedes de Carvalho foi mantido como presidente do Conselho de Administração

Redução no número de cargos de diretoria e gerência e mudanças no estatuto social. Esses são alguns dos itens que estão inclusos no plano de reestruturação da Petrobras aprovado pelos seus acionistas em Assembleia Geral Extraordinária realizada ontem, 28. Luiz Nelson Guedes de Carvalho foi mantido como presidente do Conselho de Administração (CA), cargo que já ocupava desde setembro de 2015.

Agora, o prazo de mandato dos conselheiros passou a ser de dois anos, com limite máximo de duas reeleições consecutivas. Além disso, foi aprovado também a redução do número de integrantes remunerados do CA, de 18 para 10, com a extinção do cargo de suplente.

Conselho de Administração
Entre os eleitos para o CA permanecem, além de Luiz Nelson Guedes de Carvalho, conselheiro da BM&FBOVEPA, Aldemir Bendine, presidente da Petrobras, Luciano Coutinho, presidente do BNDES, Jerônimo Antunes, professor-doutor em Ciências Contábeis da USP, Segen Estefen, professor da UFRJ e Francisco Petros, economista e advogado especialista em Direito Societário, mercado de capitais e governança corporativa. O novo conselheiro é Durval José Soledade Santos, professor da FGV Direito Rio.

Os acionistas minoritários que possuem ações ordinárias reelegeram para o CA Walter Mendes de Oliveira Filho, diretor executivo do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF). Os preferencialistas reelegeram Guilherme Affonso Ferreira, que foi conselheiro do grupo Pão de Açúcar, Unibanco e atualmente da Sul América e Gafisa. A engenheira de petróleo Betânia Rodrigues foi eleita como representante dos empregados.

Conselho Fiscal
Para o Conselho Fiscal, foram eleitos pelo acionista controlador como titulares William Baghdassarian, Marisete Fátima Dadald Pereira e Luiz Augusto Fraga Navarro e, como suplentes, Paulo José dos Reis Souza, Agnes Maria de Aragão da Costa, e César Acosta Rech. Os eleitos pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias e preferenciais foram, como titulares, Reginaldo Ferreira Alexandre e Walter Luis Bernardes Albertoni e, como suplentes, Mário Cordeiro Filho e Roberto Lamb.

Atribuições do Conselho
O Conselho de Administração da Petrobras é o órgão de orientação e direção superior da companhia, responsável pela definição e aprovação do plano estratégico de negócios, bem como pela eleição da diretoria e fiscalização da gestão e contas da empresa. É o responsável pela aprovação de qualquer negócio ou operação que tenha impacto no futuro da empresa. (O Povo)