SEMINOVO

5 pontos antes de comprar um carro seminovo

Da pesquisa à documentação, veja quais são os itens indispensáveis antes de fechar contrato na aquisição de um carro usado

A mesma pesquisa entre versões e preços feita com carro 0km deve ser realizada antes de comprar um usado. Quando tiver decido o modelo desejado, está na hora de caçar qual o melhor custo/benefício no mercado.

Entre revendas, concessionárias e pessoa física, veja qual oferece a melhor opção em valor, ano, quilometragem, estado de conservação e histórico do veículo. São muitos quesitos, mas o Auto separou cinco dicas para você observar antes de trocar de automóvel.

1 - Escolha do modelo: veja preço do seguro, revisão, durabilidade e performance

Pesquise na internet os prós e contras, pesquise em blogs e fóruns de usuários, sobretudo quanto à qualidade, performance, chamados de recall, preço do seguro, e revisões. Detalhe: verifique se o carro esta saindo de linha, pois isso deprecia o valor do veículo.

2- Como checar o histórico do carro: se há dívida anterior ou sofreu algum dano

Veja se há dívidas anteriores (multas, IPVA e Licenciamento), roubo ou furto em aberto, sinistro de indenização integral, veículo proveniente de leilão que tenha sofrido dano e histórico de registro de km são algumas das informações que podem influenciar o valor do veículo ou até provocar a desistência da compra. A ferramenta Checkauto, por exemplo, pode ser uma boa fonte de pesquisa, pois possibilita a consulta desses itens sem sair de casa.

3 - Dê uma olhada: saiba como checar se a peça bate com o ano do carro

Verifique se as condições das peças estão de acordo com a quilometragem do veículo. Tais como: analise o desgaste das peças, como pneus, volante, freio, estofado e tapeçaria. Veja se a numeração das peças tem o mesmo ano do carro. Por exemplo, veja o código que tem expresso na janela do carro, no cinto de segurança e também os faróis. Se tiver diferente, pode indicar troca por batida ou roubo.

4 - 200 itens: faça uma análise profunda com mecânico de confiança

São mais de 200 itens que precisam ser checados que indicam alguma avaria no carro. Por isso, é preciso um olho técnico. Leve a uma oficina de confiança para conferir o estado do motor e outros componentes do carro.

5 - Quais documentos exigir

É necessário comunicar ao Departamento Estadual de Trânsito para fazer a transferência em um prazo de 30 dias. Não esqueça de pedir para o antigo proprietário assinar o CRV e reconhecer firma em cartório. Além disso, tire duas cópias autenticadas do recibo de transferência e fique com uma delas para recorrer em caso de eventuais infrações cometidas pelo proprietário anterior antes da data da venda.

Anote a documentação que deve ser exigida na hora da compra: comprovante atual do pagamento do IPVA, cópias dos comprovantes dos dois anos anteriores, comprovante atual de pagamento do Seguro Obrigatório, certificado de Registro e Licenciamento de Veículos e certificado de Transferência (recibo) datado, preenchido e com firma reconhecida.  (Diário do Nordeste)