ENTIDADE

Conselho de turismo e hospitalidade toma posse

Entidade reúne representantes de 18 instituições públicas e privadas com atuação na cadeia do turismo

FERNANDO TRAVESSONI
Fortaleza é a principal porta de entrada para quem desembarca no Ceará

Será realizada na próxima terça-feira (10), a solenidade de lançamento e posse da diretoria executiva do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio (Cetur). O evento acontecerá no auditório do Sebrae Ceará, a partir das 10h30, e contará com participação e palestra do Presidente do Conselho Nacional de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio de Abreu.

Criado em dezembro do ano passado pela Fecomércio, o conselho reúne os representantes de 18 instituições públicas ou privadas com atuação na cadeia do turismo no Ceará. A ideia é que estas entidades possam atuar conjuntamente no planejamento e realização de ações que fortaleçam e desenvolvam o setor no Estado. Para isso, seus integrantes definiram como eixos estratégicos para atuação do conselho, o planejamento e o desenvolvimento de ações de qualificação profissional, gestão empresarial, geração de indicadores econômicos e a articulação com as esferas executivas e legislativas, em torno de programas e assuntos de interesse do segmento.

Apoio empresarial

De acordo com o secretário executivo do Cetur, Marcos Pompeu, que durante 11 anos foi secretário adjunto de Turismo do Estado, o conselho surge com a premissa maior de reunir as entidades empresariais e potencializar esta atuação empresarial para o desenvolvimento do turismo no Ceará. "O turismo do Brasil e do Ceará sempre construiu uma expectativa de participação do setor público como o único protagonista seja no planejamento, seja no desenvolvimento de ações, na implantação de infraestruturas ou na realização de promoções. Mas de uns anos para cá as entidades empresariais estão tendo uma atuação mais forte neste segmento e o conselho empresarial surge para potencializar esta ação privada dos empresários para o desenvolvimento do turismo", avalia.

Papel articulador

Para o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, que representa a instituição no conselho, o Cetur também será um importante fórum de articulação das ações que já vêm sendo realizadas pelas diversas instituições que atuam no segmento do turismo. "A partir do compartilhamento de informações entre os integrantes do conselho, nós poderemos identificar ações onde as instituições poderão somar esforços, garantindo uma maior eficácia e otimização dos recursos, e também poderemos evitar sobreposições em nossas atuações", afirma.

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio- CE integra o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC - Confederação Nacional do Comércio - que permite a integração e o fortalecimento da representação do Turismo nas Federações Estaduais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. (Diário do Nordeste)