ALIANÇAS

Partidos devem deixar convenções para a última hora

Maior parte dos partidos da base do governador Camilo Santana ainda não tem data definida para realizar as convenções partidárias. Encontro oficializa as costuras eleitorais

Com costuras eleitorais ainda indefinidas, as legendas têm preferido deixar as convenções partidárias para a última hora. A três dias do início do prazo legal para a realização dos encontros, ainda existem siglas — sobretudo, ligadas à base do governador Camilo Santana (PT) — que sequer definiram dia certo para a realização do evento que oficializa as coligações para a disputa eleitoral.

É nas convenções que os acordos e as alianças que foram se desenhando ao longo do período pré-eleitoral se consolidam oficialmente. De acordo com o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os encontros devem ocorrer entre a próxima sexta-feira, 20, e o dia 5 de agosto.

Os partidos que já agendaram as convenções têm dado preferência para as últimas datas. É o caso do PT, PSB e PDT, que marcaram evento para o derradeiro dia do prazo legal para realização das convenções.

O deputado federal José Guimarães, um dos principais articuladores políticos do PT Ceará, disse ontem que o partido deverá definir as alianças para a eleição proporcional no próximo dia 28. “O encontro pra valer é nessa data, a convenção é só para formalizar nossas alianças. O evento será conjunto com quem estivermos coligados”, disse.

No caso do PCdoB, a convenção será realizada um dia antes do prazo legal se encerrar. O presidente estadual da legenda, Luiz Carlos Paes, admitiu que ainda não há definição sobre a coligação que o partido irá compor para a disputa proporcional. “Talvez na semana que vem a gente tenha um cenário um pouco mais definido. Por enquanto, é muita conversa, muito cálculo matemático”, afirma.

PR, Democratas, Solidariedade, PP e o MDB, que mantêm incerta a aliança eleitoral com o governador Camilo Santana, ainda não definiram data para a realização das respectivas convenções. “Quem tem candidato ao Governo tem que esperar até o último minuto para ir quebrando algumas barreiras, resistências...”, justificou o deputado federal Genecias Noronha, presidente estadual do Solidariedade.

Pelo lado da oposição, as definições também devem ser oficializadas em convenção no final deste mês. Tanto PSDB quanto Pros marcaram para o dia 29 os encontros partidários. O Psol, por sua vez, realiza o evento um dia antes do grupo comandado pelo senador tucano Tasso Jereissati. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)


CALENDÁRIO

Convenções partidárias


Sem data

MDB PR SolidariedadeDEM PP

27 de julho

Novo

Onde: Sede do partido

28 de julho

Psol

Onde: A definir

29 de julho

PSDB

Horário: 9 horas

Onde: A definir

Pros

Horário: 9 horas

Onde: Faculdade Ari de Sá - Heráclito Graça

Patriota

Onde: A definir

1º de agosto

PPS

Quando: 18 horas

Onde: Pirata Bar

4 de agosto

PCdoB

Horário: 9 horas

Onde: Auditório Murilo Aguiar -Assembleia Legislativa

5 de agosto

PT

Onde: A definir

PDT

Onde: A definir

PSB

Horário: 8 horas

Onde: Sede Estadual