JERICOACOARA

Fortes chuvas dificultam acesso a Jericoacoara

As águas inviabilizaram o acesso para a Vila de Jericoacoara e até a coleta de lixo foi suspensa pela Prefeitura

Fco Fontenele / O POVO
Fortes chuvas dificultam acesso a Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara teve a quinta maior chuva do Estado nesta quinta-feira, 21. Foram 115 milímetros, entre a manhã de quinta e sexta, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As águas inviabilizaram o acesso para a Vila de Jericoacoara e até a coleta de lixo foi suspensa pela Prefeitura do município, distante 283,4 km de Fortaleza.

"Devido às fortes chuvas, a passagem do Riacho Doce está sem condição de acesso para os compactadores. Esperamos diminuir as águas para amanhã (23) normalizar a coleta na Vila de Jericoacoara", informou a Prefeitura de Jijoca.

No posto de Jericoacoara, a chuva foi um pouco mais branda, de acordo com os registros mais recentes desta sexta. Os 103 mm, porém, foram suficientes para atolar carros e erodir ruas. Turistas esperaram a água baixar ou fizeram trechos a pé, na saída do Parque Nacional de Jericoacoara. A passagem entre a Praia do Preá e a Vila ficou alagada.

Uma moradora declarou que carros têm dificuldade para chegar até a vila de Jericoacoara. "Só os motoristas que conhecem bem a região conseguem chegar", detalha. Ela, que não quis ser identificada, reconhece que a imprevisibilidade do clima não favorece o turismo.

Chuvas

Os dados parciais da Funceme dão conta de chuvas em pelo menos 112 municípios do Ceará até as 18 horas desta sexta-feira. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)



Confira as 10 maiores chuvas por posto no dia (dados atualizados às 18 horas):



Santana Do Cariri (Posto: Santana Do Cariri) : 160 mm

Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 137.2 mm

Chaval (Posto: Chaval) : 132 mm

Bela Cruz (Posto: Prata) : 125 mm

Jijoca De Jericoacoara (Posto: Jijoca De Jericoacoara) : 115 mm

Granja (Posto: Granja) : 111 mm

Cruz (Posto: Cruz) : 108 mm

Jijoca De Jericoacoara (Posto: Jericoacoara) : 103 mm

Camocim (Posto: Camocim) : 100 mm

Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 99.1 mm