SANTA QUITÉRIA

Incêndio atinge 20 hectares de floresta na zona rural de Santa Quitéria

O caso na tarde de segunda-feira, 9, e não deixou feridos

Um incêndio atingiu cerca de 20 hectares de área florestal na zona rural de Santa Quitéria, no Sertão Central. O caso foi na tarde de segunda-feira, 9, e não deixou feridos. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionado para combater o fogo. De acordo com a corporação, foram necessários cerca de dois mil litros de água para debelar as chamas.

Ainda segundo o CBMCE, 69,1% dos incêndios florestais são causados por ações humanas intencionais. “Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural”, ressalta o primeiro tenente Loreto, especialista em combate e prevenção de incêndio florestal do CBMCE.

Os bombeiros alertam que o segundo semestre do ano costuma ser mais propício às queimadas no Estado, devido às baixas precipitações e umidade do ar. Nessa terça-feira, 10, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico sobre a intensificação de uma massa de ar seco no Ceará e demais estados do Nordeste que pode deixar o índice de umidade do ar abaixo dos 30%.

Prevenção de incêndios

Incêndios são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado. Além disso, incêndio é um crime ambiental tipificado no Código Florestal. Listamos algumas atitudes para evitar que as queimadas ocorram ou se propaguem:

- Nunca jogar resto de cigarro ainda acesso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação. O cuidado deve ser ainda maior onde vegetação estiver seca.

- Para quem viaja bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo.

- Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação. É importante ainda que o fogo seja feito perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas ou fumaça não iniciem um incêndio florestal.

- Nunca soltar balões; eles estão entre as maiores causas de queimadas.

- Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação.

- Próximo às estradas e torres de transmissão, o ideal é providenciar uma limpeza em volta de propriedades, matas e coivaras, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.   (O Povo - é parceiro de oxereta.com)