INVICTO NA COPA DO NORDESTE

Ceará é primeiro clube a conquistar segundo título invicto na Copa do Nordeste

Antes de hoje, o Alvinegro dividia o status de único título invicto com Sport-PE e Vitória-BA, que conquistaram a competição sem nenhuma derrota em 1994 e 2003, respectivamente

Felipe Santos/cearasc.com
Ceará e Bahia decidiram a Copa do Nordeste 2020. Cléber é marcado pelo jogador do Esquadrão.

O Ceará conquistou seu segundo título invicto da Copa do Nordeste após vencer o Bahia na noite desta terça-feira, 4, por 1 a 0. O Alvinegro se tornou o único clube a conseguir o feito na história do torneio. Durante a competição, o Ceará venceu sete partidas e empatou outros cinco confrontos. Em 2015, quando a equipe também conquistou a taça sem nenhuma derrota, a estatística foi a mesma — em 12 jogos, sete vitórias e cinco empates.

Antes da conquista, o Ceará dividia a existência de títulos invictos na Copa do Nordeste com outros dois clubes: Sport-PE, em 1994, e Vitória-BA, em 2003. As conquistas dos times, porém, aconteceram antes do campeonato ser reformulado. No título conquistado pelo Sport, por exemplo, somente seis jogos foram disputados, sendo conquistadas quatro vitórias pela equipe pernambucana. No caso dos baianos, em 2003, cinco jogos foram disputados, com duas vitórias para o clube soteropolitano.

As semelhanças com 2015, além da final disputada com o Bahia, também aconteceu durante a fase de mata-mata. Há cinco anos, o Alvinegro enfrentou o Vitória, mas o duelo aconteceu nas semifinais. O Vovô não venceu a equipe baiana: com dois empates, os dois gols marcados fora de casa garantiram a vaga do clube cearense na final daquele ano. Nesta temporada foi diferente. Em jogo único, decorrente da pandemia, o Ceará bateu o Vitória nas quartas de final, por 1 a 0.

Durante a temporada deste ano, o placar mais elástico conquistado pelo Ceará aconteceu no dia 3 de março, quando o Vovô bateu o River-PI por 4 a 0. A partida contou com três gols do atacante Rafael Sóbis e um do meio-campista Vinícius. Logo na estreia do campeonato, no entanto, o Ceará abriu 2 a 0 em menos de 20 minutos da primeira etapa e tomou o empate quase no fim da partida, aos 40 minutos do segundo tempo.(O Povo - é parceiro de oxereta.com)