DECISÃO DO ESTADUAL

Clássico-Rei decisivo: Fortaleza e Ceará disputam hoje a final do Campeonato Cearense

Leão e Vovô decidem o título do Estadual hoje, às 21h30min, no Castelão. Com vantagem, Tricolor pode perder por até um gol de diferença e ainda ficar com o título

Julio Caesar - O Povo
Clássico-Rei decisivo: Fortaleza e Ceará disputam hoje a final do Campeonato Cearense

A decisão chegou. Fortaleza e Ceará travam hoje, às 21h30min, no Castelão, mais uma batalha pelo título do Campeonato Cearense, na histórica rivalidade centenária entre os clubes. Por ter vencido a partida da ida por 2 a 1, o Tricolor do Pici pode perder por até um gol de diferença que conquista o bicampeonato do Estadual. Para ser campeão, o Alvinegro de Porangabuçu precisa superar o rival com vantagem de dois tentos a mais no placar — algo que não acontece desde fevereiro de 2018, 14 Clássicos-Rei atrás.

As duas equipes chegam motivadas pelas boas campanhas na temporada. Após o título da Copa do Nordeste, o Ceará seguiu competitivo e ocupa a 13ª colocação na Série A, com 19 pontos, além de estar nas oitavas de final da Copa do Brasil. Os comandados de Guto Ferreira estão há três jogos sem perder, com empates diante de Fluminense-RJ e Athletico-PR e triunfo com um a menos sobre o Corinthians-SP.

O Tricolor do Pici superou a eliminação no Nordestão e faz a sétima melhor campanha da Série A, com 24 pontos. O Leão defende invencibilidade de dez partidas na temporada. Na última apresentação, os comandados de Rogério Ceni bateram o Palmeiras-SP por 2 a 0 no Castelão.

Para conquistar o segundo título em pouco mais de dois meses, o técnico Guto Ferreira deve apostar numa proposta de jogo ofensiva. Precisando reverter a desvantagem, "Gordiola" deve promover apenas duas mudanças no time titular que encarou o Fluminense. A expectativa é de que Luiz Otávio e Samuel Xavier, que ficaram de fora por suspensão e lesão, retornem entre os 11 iniciais para a decisão. 

No lado tricolor, a tendência é que Rogério Ceni, tentando o quarto título pelo clube cearense e o bi cearense, lance a campo equipe rápida e forte fisicamente. Pela vantagem no regulamento, o Fortaleza deve iniciar a partida priorizando os contra-ataques. A defesa do Leão vive ótima fase e é a menos vazada
da Série A, com 11 gols sofridos.

Dentro de campo, dois jogadores despontam como os principais candidatos a protagonista do segundo jogo da final. Vina, do Ceará, e David, do Fortaleza, chegam em alta para o confronto.

Após desempenhos abaixo da expectativa e jejum de gols, David recuperou a confiança e marcou quatro vezes nos últimos três jogos que fez pelo Tricolor. O camisa 17 do Leão é o vice-artilheiro isolado do elenco, com sete tentos, e é o destaque do setor ofensivo na busca pela taça.

Já Vina é o principal articulador de jogadas da equipe do Porangabuçu. Mantendo a regularidade desde o início da temporada, o meia-atacante é o artilheiro e líder de assistências, com 25 participações diretas em gols. O dono da camisa 29 do Vovô foi decisivo no bi invicto da Copa do Nordeste e busca coroar ainda mais o ano positivo com a conquista do Estadual.

No duelo das pranchetas, Rogério Ceni e Guto Ferreira estão empatados nos clássicos entre eles. São duas vitórias do técnico tricolor contra duas do treinador alvinegro.

Cada um já mostrou conhecer o caminho para superar o rival. Ceará e Fortaleza têm elencos semelhantes em termos de força. É um duelo que tem tudo para se resolver, como se diz no futebol, nos detalhes. No jogo da ida, os dois times tiveram chances para vencer, mas o Tricolor soube aproveitar melhor. Não tem nada decidido para a finalíssima. Disputa completamente aberta.O Povo - é parceiro de oxereta.com)


Fortaleza x Ceará

Fortaleza
4-2-4: Felipe Alves; G. Dias, R. Carvalho, Paulão e Carlinhos; Felipe e Juninho; Ronald, David, Romarinho e Osvaldo. Téc: Rogério Ceni

Ceará
4-2-3-1: Prass; Samuel, Tiago, L. Otávio e B. Pacheco; Fabinho e Charles; Sobral, Vina e Léo Chu; R. Sobis. Téc: Guto Ferreira

Data: 20/10/2020

Horário: 21h30min
Local: Castelão-CE
Árbitro: Raphael Claus - FIFA/SP
Assistentes: Anderson Moreira de Farias-CE e Eleuterio Felipe Marques Júnior-CE
VAR: José Cláudio Rocha Filho-SP
Transmissão: TV Verdes Mares e Rádio O POVO CBN