ARARAQUARA

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 374 - de 24 de março de 2021

Ascom prefeitura de Araraquara
Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 374 - de 24 de março de 2021

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira, dia 24 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.


Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga do balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:


- Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 65.245 pessoas

- Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.047

- Pacientes internados na unidade de retaguarda do Melhado: 213

- Atendimentos pelo Disque-Saúde: 10.367 ligações

- Exames realizados junto à Unesp: 56.858

- Exames realizados junto à Uniara: 27.297

- Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 396

- Testes em unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI: 9.021


E continua a vacinação contra Covid-19 dos idosos com 71 anos ou mais e dos idosos que devem tomar a segunda dose da Coronavac.

Eles podem se dirigir ao drive-thru do Sesc, das 8 às 16 horas; à unidade do Sesa e às unidades básicas de saúde do Jardim Iedda, da Vila Xavier ou UPA do Valle Verde, das 8h às 15h; ou ainda ao drive-thru instalado na sede da Vigilância em Saúde, na área da Facira, das 9 às 15 horas.

É preciso levar documento com CPF e comprovante de endereço atualizado.

É importante também que a pessoa que está sendo imunizada com a primeira dose fique atenta às informações que constam no cartão de vacinação para não perder a data da segunda dose.

E, embora não seja obrigatório, para agilizar o processo de triagem, a orientação é que as pessoas façam o cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo.

O cronograma municipal é divulgado nas mídias oficiais da Prefeitura.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou nesta quarta-feira, dia 24 de março, mais 71 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 10% de 718 amostras analisadas nos serviços públicos de saúde. Além destes, mais 10 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 81 novos casos. Portanto, agora são 16.877 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 390 permanecem em quarentena e 16.171 já saíram. Aguardam resultado de exames 461 amostras.

Hoje, 184 pacientes estão internados. Destes, 102 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 97 confirmados. E 82 estão na UTI – 1 suspeito e 81 confirmados.

Do total de 184 internados, 99 são moradores de Araraquara e 85 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 68% de leitos de enfermaria e 87% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 19 pacientes e o Hospital de Campanha tem 45 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 316 óbitos decorrentes de Coronavírus.

O óbito mais recente é de um homem de 61 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede privada desde o dia 11 de março.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara. (Assessoria de imprensa)