MORRE EX-ARCEBISPO

Morre dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de Fortaleza

O Arcebispo emérito chegou a ser cotado para papa em 2005 e em 2013

Mauri Melo - O Povo
Dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, faz palestra e lança o livro "Grandes Metas do Papa Francisco", na Faculdade Católica de Fortaleza, no bairro Praia de Iracema.

Morreu na manhã desta segunda-feira, 4 dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de Fortaleza que inspirou o nome do papa. A informação foi confirmada pelo atual arcebispo de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. O corpo será velado nesta segunda-feira, 4, na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão realizadas missas dedicadas a Hummes. Os horários das celebrações ainda serão divulgados.

O clérigo chegou a ser cotado nos concílios que escolheram Bento XVI, em 2005, e Francisco, em 2013. Segundo Francisco, dom Cláudio Hummes foi a inspiração para a escolha de seu nome. Após ser eleito, Francisco contou que, durante o processo da escolha do papa, o arcebispo brasileiro o abraçou e o aconselhou: “Não se esqueça dos pobres”. Ao ouvir a recomendação, o pontífice declarou ter se lembrado de São Francisco de Assis, que defendia os pobres e a paz.

Dom Cláudio Hummes foi nomeado arcebispo de Fortaleza em 1996, substituindo dom Aloísio Lorscheider. Em 1998, deixou o Ceará para tornar-se arcebispo de São Paulo. Em 2001, se tornou cardeal. Ele permaneceu como arcebispo de São Paulo até 2006, quando foi convocado para Roma para ser prefeito da Congregação para o Clero. Cláudio Hummes ocupou o cargo até ser substituído por limite de idade, no final de 2010.

“Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna”, escreveu o atual arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)