CAUCAIA

Parque Estadual Botânico inaugura obras de requalificação

A celebração dos 25 anos de fundação era para ter acontecido em 2021 mas foi adiada por causa da pandemia. O evento homenageou pessoas físicas e jurídicas com o título de "Amigos do Botânico"

Thaís Mesquita - O Povo
Parque Botânico do Ceará, em Caucaia, comemora 25 anos e recebe novos equipamentos. Prefeito Vitor Valim esteve presente.

Lago com pedalinho, brinquedopraça, pista acessível para pessoas com deficiência, trilhas ecológicas, academia ao ar livre, lanchonete, biblioteca, orquidário, meliponário (colmeias de abelhas sem ferrão) e centro de germoplasma (banco genético de vegetais) educativos. Estas são apenas algumas das estruturas que o público pode encontrar no Parque Estadual Botânico, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).

O espaço foi revitalizado e recebeu melhorias na infraestrutura. Na manhã deste domingo, 17, o evento para inauguração dessas obras contou com dança do Toré com os Tapebas, povo indígena da região, e atividades do Viva o Parque, com parede de escalada, aulas de dança e brincadeiras para crianças.

“O Parque Botânico está de braços abertos de terça a domingo para quem quiser visitar com a família ou trazer alunos de escolas e faculdades para uma visita guiada. É importante que se divulgue que temos uma estrutura de qualidade como esta. São 190 hectares de floresta com seis quilômetros de trilhas, ou seja, tem mais trilha do que o Parque do Cocó, em Fortaleza”, destacou Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema).

“O legado que queremos deixar é o do respeito ao meio ambiente, seja com a gratuidade de passagens de ônibus, que reduz os carros na rua, ou com a possível certificação Bandeira Azul no nosso litoral, a primeira do estado, além da lagoa do Cauípe, que está revitalizada”, enumerou Vítor Valim, prefeito de Caucaia.

Também foi concedido o título de “Amigos do Botânico” a 21 personalidades e empresas ligadas ao parque. Os homenageados foram a governadora Izolda Cela, o ex-governador Camilo Santana, (representados por Nelson Martins, secretário de relações institucionais do Estado); a secretária de Proteção Social, Onélia Santana; Artur Bruno; George Feijão, gestor do parque; Vítor Valim, prefeito de Caucaia; os superintendentes de Obras Públicas e de Obras Hidráulicas, Quintino Vieira e Yuri Castro de Oliveira, respectivamente; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; o ambientalista Renato Aragão, ausente por estar com Covid; Josa Fortaleza, engenheira da Sema e Antônio Cícero da Silva, colaborador mais antigo do parque, além de representantes da Empresa Vitória, Aquiraz Riviera, Unimed Fortaleza, Unimed Ceará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crato, Serviço Social do Comércio, North Shopping Fortaleza; Norte Geradores e Companhia Siderúrgica do Pecém.

Enquanto as autoridades faziam uma visita guiada pelo parque, o casal de comerciantes José Nonato Batista e Filomena Batista, ambos de 44 anos, estavam com dois filhos e três netos em uma das mesas de piquenique. “Estamos aproveitando o momento de lazer para descansar à sombra das árvores e olhar os soins, que as crianças adoram. É perceptível a diferença de temperatura aqui dentro do parque, a gente sente que é mais fresco. Recomendo muito essa programação com a família”, indicou José Nonato. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)