"PRIORIZAR UM ENTENDIMENTO"

Elmano sobre compensação do ICMS: "devemos priorizar um entendimento"

Declaração foi dada pelo governador do Ceará durante inauguração de complexo industrial em Itaitinga

Reprodução Instagram
Governador Elmano de Freitas participa nesta segunda de reunião do Fórum de Governadores sobre perdas de ICMS

Apesar do impasse com a União sobre o valor a ser pago em compensação referente às perdas de arrecadação com o ICMS - enquanto a União propõe reposição de R$ 26 bilhões, pagos de forma escalonada, os estados calculam perdas de R$ 45 bilhões - o governador do Ceará, Elmano de Freitas, acredita que os entes federativos caminham para um acordo.

“A posição do Ceará é a posição da maioria dos governadores, que é tentar chegar a um acordo, um entendimento com o Governo Federal. Temos situações diversas, porque têm estados que entraram com ação judicial, têm liminares no Poder Judiciário, mas nós achamos que devemos priorizar a construção de um entendimento”, afirmou Elmano de Freitas. 

A declaração foi dada pelo governador durante a inauguração do novo complexo industrial em Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza. Nesta segunda-feira, às 20 horas, ele deve participar da reunião do Fórum de Governadores para tratar da proposta feita pela equipe econômica do Governo Lula.

No último dia 1º de março, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que 24 Estados aceitaram proposta da Fazenda sobre ICMS. O Governo do Ceará, contudo, ainda não confirmou se está nesta lista.

“Nós vamos aguardar porque tem um informe a ser dado do grupo de governadores que participou da negociação com o governo Federal e dai nós vamos discutimos a partir do que está sendo efetivamente proposto pelo governo federal”, afirmou Elmano. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)